Blogue

Empresas vão pagar até 50 euros por mês para despesas de teletrabalho

06-05-2022 12:08

Empresas poderão contabilizar esse valor como custo sem necessidade de apresentar faturas e os colaboradores não deverão ser tributados em sede de IRS, tal como acontece com o subsídio de almoço.

Os funcionários em teletrabalho vão ter direito a um subsídio mensal de até 50 euros, acordado com e pago pela própria empresa, avança o Jornal Económico (acesso pago). A proposta está a ser preparada pelo PS e o objetivo é cobrir despesas como a eletricidade e a internet.

O documento, que está a ser preparado pelo grupo parlamentar do PS, pretende simplificar as regras do teletrabalho que entraram em vigor em janeiro e têm suscitado muitas críticas e dúvidas por parte das empresas e dos sindicatos. A ideia é que o valor deste subsídio seja livremente acordado entre as partes, até um limite máximo mensal de 50 euros.

 

As empresas poderão contabilizar este valor como custo, sem necessidade de apresentar faturas e os colaboradores não deverão ser tributados em sede de IRS, tal como acontece com o subsídio de almoço. Segundo o jornal, em cima da mesa está uma mudança da legislação laboral e, possivelmente, uma proposta de alteração na especialidade do Orçamento do Estado para 2022.

 

IN SAPO

 

Billie Eilish, Carla Morrison, Cigarettes After Sex, Emma Peters, Edmofo - Ibiza Summer Music 2022

05-05-2022 15:28

www.youtube.com/watch?v=WwFeaagis8A

Ucrânia: Países da UE contra embargo a petróleo russo são “cúmplices de crimes de guerra”, denuncia ministro ucraniano

04-05-2022 22:55

O ministro dos Negócios Estrangeiros ucraniano, Dmytro Kuleba, afirmou hoje que os Estados-membros da União Europeia que se opõem a um embargo ao petróleo russo são “cúmplices de crimes de guerra”.

“Se um país da Europa continua a opor-se a um embargo ao petróleo russo, então haverá boas razões para dizer que esse país é cúmplice dos crimes cometidos pela Rússia em território ucraniano”, declarou Kuleba, num vídeo transmitido em direto na rede social Twitter.

“Se um país se opõe a um embargo ao petróleo russo, isso significa uma coisa: esse país está do lado dos russos e partilha a responsabilidade por tudo o que é feito pela Rússia na Ucrânia”, argumentou ainda o chefe da diplomacia ucraniana.

Kuleba emitiu estas declarações depois de a Hungria, fortemente dependente do petróleo russo, ter hoje rejeitado uma proposta da Comissão Europeia de embargo ao petróleo russo. Budapeste criticou a ausência de “garantias” para a sua segurança energética nessa proposta “na sua forma atual”.

“Não é uma questão de falta de vontade política ou de data, mas simplesmente a realidade física, geográfica e das infraestruturas”, justificou o ministro dos Negócios Estrangeiros húngaro, Péter Szijjártó.

A União Europeia (UE) quer reforçar as suas sanções a Moscovo proibindo progressivamente as importações de petróleo, com o objetivo de “fazer [o Presidente russo] Vladimir Putin pagar um preço elevado” pela sua guerra contra a Ucrânia, tinha anunciado horas antes a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

As suas propostas foram transmitidas na terça-feira à noite aos 27 Estados-membros da UE, chamados a aprová-las.

O MNE ucraniano, por seu lado, “saudou” tais propostas, mas contestou o modelo temporal progressivo delas constante – desistência do abastecimento de petróleo em seis meses e de produtos derivados até ao fim de 2022 -, embora acrescentando: “Mas é melhor que nada”.

“O tempo das meias-sanções acabou”, comentou ainda, criticando “uma situação absurda” em que a UE “impõe várias sanções” à Rússia na sequência da sua invasão da Ucrânia, “enquanto continua a pagar [a Moscovo] pelo seu gás e o seu petróleo”.

Os europeus comprometeram-se em março a livrar-se “gradualmente” e “assim que possível” da sua dependência do gás, do petróleo e do carvão russos.

A Rússia iniciou na madrugada de 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia – justificada por Putin com a necessidade de “desnazificar” e desmilitarizar o país vizinho para segurança da Rússia -, condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e a imposição à Rússia de sanções que atingem praticamente todos os setores, da banca ao desporto.

Cerca de 13 milhões de pessoas necessitam de assistência humanitária na Ucrânia, e a guerra, que entrou hoje no 70.º dia, causou até agora a fuga de mais de 13 milhões de pessoas, mais de 5,5 milhões das quais para os países vizinhos, de acordo com os mais recentes dados da ONU, que a classifica como a pior crise de refugiados na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

A ONU confirmou hoje que 3.238 civis morreram e 3.397 ficaram feridos, sublinhando que os números reais poderão ser muito superiores e só serão conhecidos quando houver acesso a cidades cercadas ou a zonas até agora sob intensos combates.

IN SAPO

 

Livre quer semana de quatro dias em projeto-piloto

03-05-2022 12:52

Proposta de ‘teste’ da semana de quatro dias segue as sugestões do PS e do Bloco de Esquerda na anterior legislatura.

O Livre fez, no âmbito da discussão na especialidade do Orçamento do Estado para 2022, uma série de propostas de alteração ao documento, que vão da Cultura ao Código de Trabalho. No âmbito profissional, Rui Tavares, deputado único do partido, quer ver o país avançar com um projeto-piloto que dá voz ao debate aberto pelo PS e pelo Bloco de Esquerda na anterior legislatura: a semana laboral de quatro dias. Socialistas e bloquistas tinham pedido um debate sobre esta proposta e, agora, avançou o jornal Público, o Livre quer ver criado um projeto-piloto, que será de caráter voluntário, ao qual se possam candidatar até 100 empresas nacionais oriundas de diferentes setores. Um projeto que, propõe o partido, permita, no espaço de tempo de três anos, “avaliar o impacto que a redução do horário de trabalho, sem perda de rendimento, tem nos trabalhadores, nas suas famílias, no absentismo, na produtividade das empresas, nos seus custos de funcionamento, nas emissões nacionais de gases com efeitos de estufa e em outros impactos ambientais”.

Relativamente ao Código do Trabalho, o Livre quer ver várias alterações, principalmente no que toca à licença de parentalidade, que passaria de um máximo de 150 dias consecutivos para 360. O partido representado na Assembleia da República por Rui Tavares quer também o alargamento do tempo de licença parental exclusiva do pai, bem como do subsídio de desemprego para situações excecionais, tal como aquelas que envolvem vítimas de violência doméstica ou trabalhadores que queiram completar os seus estudos.

 

IN SAPO

 

Um desvio "muito grande". Tribunal de Contas está a realizar auditoria ao IVAucher

02-05-2022 12:09
O Tribunal de Contas (TdC) está a realizar uma auditoria ao programa IVAucher, anunciou hoje a juíza conselheira Ana Leal Furtado, assinalando o “desvio” muito grande entre o valor orçamentado e executado.
Um desvio

 

“Dou conhecimento que estamos neste momento a realizar uma auditoria ao IVAucher. Por exemplo, aí também o desvio [entre o valor orçamentado e executado] é muito grande. Desde os 200 milhões de euros orçamentados foram executados 38 milhões de euros”, disse Ana Leal Furtado, numa audição na Comissão de Orçamento e Finanças, no parlamento, no âmbito da apreciação da proposta do Orçamento do Estado para 2022 (OE2022).

Ana Leal Furtado, que foi ouvida conjuntamente com o presidente do TdC, José Tavares, respondia a uma questão do deputado social-democrata Hugo Carneiro sobre os valores orçamentados em várias rúbricas, a execução orçamental e os desvios detados.

A juíza conselheira considerou que “mais do que uma questão de transparência é uma questão de qualidade de execução”.

“Os valores muitas vezes são orçamentados. A qualidade da execução é que fica muitas vezes aquém. Essa questão estrutural merece muito trabalho”, acrescentou.

O IVAucher foi um programa criado no Orçamento do Estado para 2021 para estimular o consumo em três dos setores mais afetados pela pandemia, no qual o contribuinte acumulava 100% do IVA suportado em despesas na restauração, alojamento e cultura, podendo mais tarde usar o valor acumulado para pagar até 50% em novos consumos naqueles setores.

De acordo com dados do Ministério das Finanças, os consumidores que aderiram ao IVAucher deixaram 11 milhões de euros do saldo acumulado por utilizar e uma parcela de 15% deste valor é revertida como dedução à coleta de IRS destes contribuintes.

Fonte oficial do Ministério das Finanças precisou à Lusa, em 16 de fevereiro, que o saldo acumulado pelos consumidores aderentes ao IVAucher foi de cerca de 49,2 milhões de euros, tendo os reembolsos totalizado cerca de 38,2 milhões de euros, “pelo que o remanescente é de cerca de 11 ME [milhões de euros]”.

A mesma fonte oficial esclareceu ainda que o valor de 200 milhões associados ao programa “corresponde à dotação centralizada do subsídio IVAucher”.

 

“Este valor foi estimado, numa ótica cautelar, tendo por referência o valor total do IVA constante das faturas – com e sem indicação de número de Identificação Fiscal – emitidas por empresas dos setores do alojamento, cultura e restauração no último trimestre de 2019 (i.e., no último trimestre pré-covid)”, esclareceu o Ministério das Finanças.

IN SAPO


 

 

Que segredos guarda o cérebro para aprender línguas? A Inteligência Artificial pode beneficiar de novas descobertas

01-05-2022 13:15
A Meta está a desenvolver o estudo do cérebro humano para melhorar os sistemas de inteligência artificial e fazer com que aprendam e raciocinem como os humanos. Nos últimos dois anos os investigadores deram passos importantes mas uma nova parceria com o centro de neuroimagem NeuroSpin (CEA) pode trazer novos contributos.
Que segredos guarda o cérebro para aprender línguas? A Inteligência Artificial pode beneficiar de novas descobertas

 

Os sistemas de Inteligência Artificial estão longe de conseguirem replicar a forma como os humanos aprendem a linguagem e os investigadores da Meta têm trabalhado nesta questão para tornar o processo mais eficiente. Os modelos modernos de linguagem são treinados com milhares de milhões de frases na internet e podem parametrizar 175 mil milhões de sinapses artificiais  mas o cérebro humano pode aprender alguns milhões de frases e adaptar continuamente um bilião de sinapses.

"A nossa espécie é a única que domina a linguagem. Podemos produzir e entender uma quantidade enorme de frases e palavras e aprendemos de forma muito rápida. As crianças aprendem muito rapidamente, com poucos dados,  e isto requer uma competência que ainda continua a ser desconhecida", explica o investigador Jean Remi King.

Por exemplo, as crianças aprendem que “laranja” pode se referir tanto a frutas e cores de apenas alguns exemplos, mas os sistemas modernos de IA não podem fazer isso tão eficientemente como as pessoas.

Cérebro Meta AI
créditos: Meta AI

A Meta AI, a unidade de desenvolvimento de investigação em inteligência artificial, anunciou hoje uma nova iniciativa para investigação de longo prazo para perceber melhor como o cérebro humano processa a linguagem, e uma colaboração com o centro de neuroimagem NeuroSpin (CEA) e INRIA.

Os resultados do estudo vão ser usados para orientar o desenvolvimento de IA que processa fala e texto e  os dados que já foram recolhidos estão a ser  partilhados com várias instituições acadêmicas, incluindo o Instituto Max Planck de Psicolinguística e a Universidade de Princeton.

 

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.
 

Segundo os investigadores, os modelos de linguagem que mais se assemelham à atividade cerebral são aqueles que melhor conseguem prever a próxima palavra a partir do contexto e esta pode ser a chave para identificar a forma como as pessoas aprendem línguas.

"Descobrimos que regiões específicas do cérebro antecipam palavras e ideias muito antes, enquanto a maioria dos modelos de linguagem hoje são tipicamente treinados para prever a próxima palavra", indica o documento hoje publicado.

Desbloqueando esse recurso de previsão de longo prazo poderia ajudar a melhorar os modelos modernos de linguagem de IA.

 

Os investigadores admitem que estão apenas a tocar a superfície dos segredos do cérebro e que ainda há muito que não entendem sobre como o cérebro funciona. A NeuroSpin está a criar um conjunto de dados de neuroimagem original para alargar esta pesquisa e a ideia é disponibilizar um conjunto de dados em open-source para ajudar a estimular descobertas em IA e neurociência.

Os estudos realizados mostram que existem semelhanças quantificáveis entre o cérebro e modelos de IA, e essas semelhanças podem ajudar a gerar novos dados sobre como o cérebro funciona. "Isso abre novos caminhos, onde a neurociência guiará o desenvolvimento de IA mais inteligente e onde, por sua vez, a IA ajudará a descobrir as maravilhas do cérebro", adiantam os investigadores.

IN SAPO

 

CADERNOS DE ECONOMIA

29-04-2022 19:06

cadernoseconomia.com.pt/

Conferência Portugal: objetivo crescimento

28-04-2022 13:52

www.ordemeconomistas.pt/xportalv3/noticias/noticia.xvw?p=68963604&confer%C3%AAncia-portugal:-objetivo-crescimento}

Novobanco vai tomar conta do fundo que ficou com os créditos de Vieira

26-04-2022 10:03

Novobanco vai tomar conta do fundo que ficou a gerir os créditos e ativos do grupo económico de Luís Filipe Vieira, por não conseguir cumprir as metas previstas no acordo de reestruturação assinado com a sociedade gestora C2 Capital Partners, de Nuno Gaioso Ribeiro, segundo as informações recolhidas pelo ECO.

O banco detém quase 96% das unidades de participação deste fundo de investimento alternativo especializado (FIAE) Promoção e Turismo, criado em 2017 para gerir as dívidas e ativos da Promovalor. Os outros 4% pertencem ao antigo presidente do Benfica.

Há cinco anos, no âmbito do processo de reestruturação, foram transferidos créditos na ordem dos 134 milhões de euros do Novobanco para o FIAE (em troca de 96% das unidades de participação do fundo), tendo sido ainda reestruturados pelo banco financiamentos existentes de 85,8 milhões de euros. Por seu turno, foram integrados no fundo mais de duas dezenas ativos imobiliários localizados em Portugal, Espanha, Brasil e Moçambique, negócios serviriam para pagar as dívidas de Vieira.

Contactada pelo ECO, a instituição financeira não faz comentários. Já a sociedade gestora diz que não pode confirmar esta situação, “porque não tem nenhuma informação a esse respeito”. Salienta também “que sempre se dispôs perante os participantes a cessar esse mandato a qualquer momento, inclusivamente prescindido da compensação financeira” prevista no contrato.

 

IN SAPO

 

Morreu Kane Tanaka, a mulher mais idosa do mundo

25-04-2022 13:27

Nascida a 02 de janeiro de 1903 na antiga aldeia de Wajiro, que agora faz parte da cidade de Fukuoka, Kane Tanaka morreu num hospital naquela cidade no passado dia 19, com 119 anos e 108 dias.

Kane Tanaka, que se casou aos 19 anos, viveu em cinco épocas diferentes do Japão (Meiji, Taisho, Showa, Heisei e a atual Reiwa) e tinha estabelecido o objetivo de comemorar os 120 anos no próximo ano, segundo a sua família.

Já há alguns anos que residia num lar de idosos e a sua presença era habitual em artigos japoneses e programas de televisão por ocasião do seu aniversário ou da celebração nacional do Dia do Respeito pelos Idosos.

O chocolate era o seu alimento preferido e também gostava de bebidas gaseificadas, como foi visto muitas vezes em fotografias e vídeos transmitidos pelos meios de comunicação locais.

 
.
 

A idosa esteve para transportar a tocha olímpica dos Jogos Olímpicos de Tóquio em 2020, adiados para 2021, mas o agravamento da pandemia de covid-19 no país impediu que esse objetivo se concretizasse.

Tanaka estava reconhecida desde 2019 pelo Grupo de Investigação em Gerontologoa (GRG, sigla em inglês) e pelo Guinness World Record como a mulher e a pessoa mais velhas do mundo.

Com a sua morte, a freira francesa Lucile Randon, mais conhecida como Irmã André, que hoje tem 118 anos e 74 dias, passa a deter esse título.

A japonesa mais idosa é agora Fusa Tatsumi, que hoje completa 115 anos, e é também a quinta pessoa mais velha do mundo.

 

IN SAPO


 


 

 

<< 5 | 6 | 7 | 8 | 9 >>