Luís Filipe Vieira, antigo presidente do Sport Lisboa e Benfica, é considerado suspeito de recebimento indevido de ‘luvas’ em 55 negócios de transferência do clube da Luz. Em causa estão compras e vendas de jogadores entre 2012 e 2020, uma série de negócios que geraram, no total, mais de 10 milhões de euros em comissões.

Segundo noticia a revista Sábado [acesso pago], que segue informação de um relatório da Autoridade Tributária (AT) no processo da operação Cartão Vermelho, estas comissões foram pagas a empresários - sobretudo a quatro: Bruno Macedo, Ulisses Santos, Isidoro Gímenez e Giuliano Bertolucci - que não tiveram intervenção nos negócios (contam-se entre as transferências citadas as de Raúl de Tomás, Talisca, Julian Weigl, Haris Seferovic, Axel Witsel ou Pedrinho).

De acordo com a CNN Portugal, que teve acesso ao mesmo relatório da AT, o inspetor tributário Paulo Silva e o procurador Rosário Teixeira consideram que os quatro agentes citados são pessoas próximas do ex-presidente do Benfica, envolvidas nos 55 negócios sob investigação, e encontram ainda como padrão o facto de recorrerem aos mesmos métodos de recebimento das comissões, em sociedades no estrangeiro.

A investigação considera que os agentes podem ter funcionado como peças chave num esquema que terminava em Vieira. Ou seja, o dinheiro circulava até, de forma encapotada, a grande fatia da comissão ficar com o antigo dirigente encarnado. A CNN cita, por exemplo, que foram encontrados negócios em que Macedo e Bertolucci acabam por, depois de concretizadas transferências, comprar imóveis em Portugal ao antigo presidente.

 

As suspeitas levaram mesmo a que fosse lançado um alerta ao Ministério Público, pela Autoridade Tributária, 23 dias depois da detenção de Vieira em que se lê que os documentos apreendidos a Macedo revelaram 55 contratos “com contornos suspeitos (...) por serem utilizadas estruturas societárias não residentes sujeitas a tributação mais favorável, para os quais importa apurar os verdadeiros beneficiários dos ganhos obtidos."

Ainda segundo a CNN, a transferência de Seferovic terá gerado uma comissão de um milhão de euros, a de Cebolinha, 1,2 milhões, a de Morato 1,5 milhões e a venda de Lisandro López ao Boca Juniors, 1,4 milhões de euros.