O apelo de Zelensky no Congresso dos EUA: “Precisamos de vocês. Lembrem-se de Pearl Harbor e do 11 de Setembro”

16-03-2022 16:18

O presidente da Ucrânia fez esta quarta-feira um discurso emotivo por videoconferência no Congresso dos Estados Unidos. Volodymyr Zelensky fez um apelo à ajuda dos Estados Unidos, pedindo aos congressistas americanos para se recordarem dos ataques a Pearl Harbor e do 11 de Setembro.

“Precisamos de vocês agora”, disse, acrescentando que “nesta altura o destino do nosso país está a ser decidido, o destino do nosso povo está a ser decidido, se os ucranianos vão ser livres”. “A Rússia não só atacou-nos, não só atacou o nosso país, as nossas cidades, fez uma ofensiva brutal contra os nossos valores. Valores humanos básicos”, declarou o líder ucraniano.

“Lembrem-se de Pearl Harbor e do 11 de Setembro quando pensarem na Ucrânia”, enfatizou ainda.

Depois, Zelensky dirigiu-se ao presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. “Como líder da minha nação, dirijo-me ao presidente Biden. É o líder da nação, o líder de uma grande nação. Desejo que seja o líder do mundo. Ser o líder do mundo significa ser o líder da paz”, vincou o presidente da Ucrânia.

Zelensky voltou a dar eco a um dos seus apelos mais frequentes desde o início da invasão da Ucrânia, pedindo aos Estados Unidos que criem uma zona de exclusão aérea no país, algo que tem sido repetidamente rejeitado, principalmente pela NATO.

“É muito pedir uma zona de exclusão aérea?”, questionou o chefe de Estado ucraniano, defendendo que se o Ocidente não o fizer então deve fornecer alternativas à Ucrânia.


IN SAPO