Ucrânia aumenta taxa de juro pela primeira vez desde o início da guerra para 25%

02-06-2022 13:47

O Banco Central da Ucrânia aumentou esta quinta-feira a taxa básica de juros para 25%, face ao valor anterior de 10%, a primeira movimentação desde que a Rússia invadiu o país.

No site, o banco central explicou que esta medida foi tomada, juntamente com outras, para “proteger os rendimentos e as poupanças das famílias que usam a hryvnia [ucraniana], aumentar a atratividade dos ativos da hryvnia, a reduzir a pressão sobre o mercado de câmbio e, assim, aumentar a capacidade do [banco central] manter a estabilidade da taxa de câmbio e conter os processos inflacionistas durante a guerra”.

O organismo disse ainda que “espera que o aumento significativo na taxa básica de juros, para 25%, seja suficiente para aliviar as pressões no mercado cambial e estabilizar as expectativas de inflação, que no futuro estabelecerão as bases para um ciclo de flexibilização da política monetária”.

Relativamente ao começo da guerra, o banco central disse ter decidido não tomar quaisquer decisões importantes relativamente aos juros devido “a uma forte pressão psicológica causada pela guerra” mas que o “desenvolvimento da inflação” exigiu que retomassem uma “política ativa de taxas de juro, para evitar uma maior deterioração nas expectativas de inflação e dolarização da economia”.

A próxima reunião de política monetária do conselho do Banco Central da Ucrânia será realizada a 21 de julho de 2022, de acordo com calendário publicado.

Contrariamente, o Banco Central da Rússia comunicou na semana corte das taxas de juro, para 11%, numa reunião extraordinária, depois de no final de abril ter anunciado uma redução da taxa de juro para 14%.

“O Conselho de Administração do Banco da Rússia decidiu reduzir a taxa básica 300 pontos base para 11,00% ao ano. Os últimos dados semanais apontam para uma desaceleração significativa na taxa atual de crescimento dos preços”, pode ler-se no comunicado do banco central.

 

IN SAPO