ULTRA MARATONA CAMINHOS DO TEJO 2015

16-06-2015 12:29

DEIXAMOS AQUI UMA BREVE DESCRIÇÃO DO ADMINISTRADOR DE "O" SITE QUE CONSEGUIU CONCLUIR ESTA PROVA DE 144 KMS

Cumpre-me escrever algo sobre a prova. É a terceira vez que a faço e a concluo. Das três vezes me custou imenso dado que a distância não perdoa e são 144 kms o que faz muita mossa nos pés e nas pernas. Nunca consegui acabar esta prova sem fazer um esforço enorme. Ao contrário de outras provas, esta permite ir a correr até Santarém sensivelmente 83 kms pois o percurso é todo plano exceto a subida para o abastecimento. Só que 83 kms a correr ainda que não seja a correr muito de...pressa equivalem sensivelmente a duas maratonas seguidas e a partir de Santarém o percurso deixa de ser todo plano e começam as subidas que na realidade e para quem está habituado a trails não são nada de especial só que são feitas depois de já se ter corrido 83 kms de noite e também tem de se combater um bocadinho o sono.
Este ano cheguei ao abastecimento de Santarém por volta das 7h25 e nunca tinha demorado tão pouco tempo a fazer Lisboa-Santarém (11h 25m) o que me levou a pensar que poderia fazer o meu melhor tempo de sempre na prova. A temperatura estava ótima e tinha tudo a meu favor. Só que lá está! Os kms não perdoam e demorei cerca de 3h30m a fazer os cerca de 20 kms seguintes. Mesmo assim ainda estava a fazer uma prova razoável dado que cheguei cerca das 11h da manhã aos 103 kms ou seja, após 15 horas de prova.
Cheguei a Monsanto às 13h25 e a Minde às 15h25m.
De Minde a Fátima são 17 kms e demorei 3 horas a fazer esse percurso. As pernas estavam muito duras e já não respondiam como eu queria porque os últimos 10 kms da prova são praticamente planos ou a descer e quem conseguir correr faz aquilo num instante. Mas quem é que consegue correr normalmente ao fim de 134 kms de prova? Alguns conseguem mas muito poucos.
O meu correr nessa altura (e antes) era mais um correr de quem não queria andar do que um correr a sério.
Acabei a prova com 22h27m. Não foi o meu melhor tempo se bem que aqui o que interessa é acabar. Só isso é uma vitória. Só tenho tendência a comparar os tempos por já a ter finalizado 3 vezes.
Este ano acabaram a prova 19 atletas. Penso que o ano passado 14 e à dois anos também 14.
A Organização esteve impecável como sempre e os abastecimentos pareciam banquetes.
Os bombeiros acompanharam a prova toda e estão de parabéns.
A equipa de massagistas como sempre estava lá.
No fim há banhos, jantar e autocarro.
Porque é que não há mais gente a fazer esta prova?
P.T.