VENDA DA PORTUGAL TELECOM
A Oi deverá anunciar esta sexta-feira a venda da PT Portugal por 7,4 mil milhões de euros à Altice, afirmou uma fonte ligada ao processo, citada pela Bloomberg.
A decisão de vender a participação que detém na PT Portugal à Altice terá sido tomada pela administração da Oi na noite de quinta-feira, segundo a mesma fonte ligada ao processo citada pela Bloomberg que pediu para não ser identificada.
A Oi, segunda maior companhia de telecomunicações brasileira, e a Altice, francesa, estavam a negociar a venda da participação da brasileira na PT Portugal desde 1 de dezembro e o acordo surge depois da francesa ter aumentado o valor da proposta de compra.
Para Patrick Drahi, o bilionário franco-israelita que controla a empresa francesa Altice, a compra da PT Portugal seria um segundo negócio importante este ano numa altura em que a indústria das telecomunicações se consolida na Europa para reduzir custos e aumentar ganhos.
A empresa escolhida foi a Altice, cujo contrato de exclusividade tem duração de 90 dias para permitir ao grupo francês e à Oi "negociarem e acordarem os termos finais da alienação da PT Portugal" e à operadora brasileira "obter as autorizações societárias necessárias para realizar a alienação" da empresa.
A proposta do grupo francês, que estabeleceu uma parceria comercial com os CTT, avalia a PT Portugal em 7.400 milhões de euros, excluindo caixa e dívida, e um pagamento diferido de 500 milhões de euros relativos à geração futura de receitas da empresa.
A operação exclui os investimentos da PT Portugal em África, o endividamento e os investimentos na Rioforte.
A PT SGPS detém cerca de 25% da Oi.
No âmbito do processo de combinação de negócios entre as duas operadoras, a PT Portugal passou para a alçada da Oi em maio passado.
IN CORREIO DA MANHÃ 2014/12/05